As vantagens do BRT
O embarque e o desembarque dos passageiros são rápidos porque o veículo fica no mesmo nível do piso das estações, sem necessidade de subir ou descer degraus. E as portas abrem automaticamente com a aproximação do veículo. Guias instaladas nas estações orientam os motoristas a aproximarem o BRT das estações, garantindo embarques e desembarques seguros. Há um sistema que condiciona a abertura das portas à parada total dos BRTs.
Todos os veículos BRTs são monitorados via GPS em um Centro de Controle Operacional (CCO), que garante confiabilidade e segurança ao sistema. E que permite frequências entre dois e cinco minutos.
Um sistema BRT bem projetado permite integração entre linhas troncais e alimentadoras, além de conexão com outros sistemas de transporte. Os custos operacionais são menores do que os de um sistema convencional devido à organização da frota, do tráfego e ao aumento da velocidade comercial, que em alguns sistemas pode até dobrar. Outra vantagem é a redução de emissões de gases poluentes.
Por tudo isso, o BRT é um sucesso. É o melhor para a cidade, meio ambiente, passageiros e operadores. O BRT representa rapidez e confiabilidade no transporte coletivo urbano.
Para o sucesso do BRT é necessário que os sistemas operem com:
* Corredores exclusivos para circulação do transporte coletivo;
* Embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos;
* Pagamento antecipado da tarifa;
* Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
* Integração com outros modais de transporte;
* Centro de controle operacional;
* Priorização semafórica;
* Informação em tempo real ao usuário;
* Acessibilidade universal nos veículos e estações;