A história do BRT em Pernambuco
Em 2014, o BRT pernambucano entrava em operação, batizado de Via Livre. Dois corredores totalizando 48 quilômetros e interligando o Oeste e o Norte da Região Metropolitana ao Centro do Recife foram criados: Corredor Norte-Sul, com 33 quilômetros conectando o Centro da capital ao município de Igarassu, no extremo Norte da RMR; e o Corredor Leste-Oeste, com 15 quilômetros e interligando a capital ao município de Camaragibe, no Oeste do Grande Recife.
Atualmente, o BRT Via Livre, através do corredor Norte-Sul, atende diretamente a oito municípios: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba. Já o Leste-Oeste atende a três cidades: Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Os BRTs têm ar-condicionado, motor central ou traseiro, além de câmbio automático e suspensão a ar, o que proporciona mais conforto para os passageiros e operadores. Os veículos também contam com iluminação interna de led, monitoramento por GPS e sistema de comunicação com o Centro de Controle Operacional (CCO).