Especialista em sono avalia a qualidade do repouso de motoristas de ônibus em terminais
Na Semana do Sono, os motoristas do Conorte participaram de uma ação que alertou os profissionais sobre a importância de dormir bem. Os passageiros que passaram pelos Terminais Integrados de Pelópidas Silveira e Abreu e Lima, em Paulista, nos dias 15 e 16 de março, puderam entrar num quarto montado nos locais para tirar dúvidas com a especialista.
Cama, abajur, criado-mudo, despertador e diversos tipos de travesseiros fizeram parte do quarto, onde os motoristas utilizaram para ter a qualidade do sono avaliada pela fisioterapeuta Lidiane Santana. Eles deitaram na cama para mostrar a maneira como dormem. Num primeiro momento, a fisioterapeuta identificou os maus hábitos praticados pelos operadores. "Uma das consequências mais importantes da má qualidade de sono é a sonolência diurna excessiva. Estar embriagado por sono pode ser mais danoso que a embriaguez alcoólica.", afirma Lidiane Santana.
Sabendo da importância em ter um descanso noturno de qualidade, o Conorte está promovendo está atividade para que os funcionários aprendam a dormir bem para ter uma melhor qualidade de vida. "Decidimos promover essa atividade para que nossos motoristas passem a respeitar o momento de descanso do corpo. A má qualidade do sono pode interferir no comportamento da pessoa e até ocasionar problemas de saúde.", disse Lívia Amaral, gerente de RH do Conorte.
O trabalho com a equipe do Consórcio será desenvolvido
durante quatro meses. Além das palestras e dinâmicas, os motoristas também
passarão por monitoramento por exame de polissonografia. "Os motoristas
que apresentarem sintomas como dificuldade respiratória durante o sono,
presença de ronco e apneia, iremos realizar o exame para termos mais clareza no
diagnóstico de doenças como insônia, bruxismo, entre outras.", conclui a
fisioterapeuta.